Relatório de Extração de dados do EDR

Os relatórios resultantes de uma extração de dados do EDR representam apenas uma forma de apresentação dos dados que o sistema gravou. Os dados que são gravados no EDR dependem numa primeira fase da obrigação legal e neste caso encontramos veículos que obedecem à legislação americana (NHTSA 49CFR-Part563) e outros que podem obedecer à legislação europeia, embora existam muitos pontos em comum, a legislação europeia exige maior número de variáveis gravadas.

Para além da legislação o construtor pode adicionar mais informação gravada em caso de acidente. Os dados são gravados no sistema EDR em formato hexadecimal e com a ajuda de software específico é convertido em relatório final para ser interpretado. O conteúdo dos relatórios CDR é composto por quadro inicial de informação onde são descritas as características de funcionamento do sistema (“Data limitations”), um segundo quando referente às informações presentes no momento do evento detetado e um quadro final com os dados guardados nos últimos 5 segundos antes do evento detetado.

O Event Data Recorder (EDR) consiste num dispositivo de armazenamento, normalmente colocado perto do centro de massa do veículo e integrado no módulo de controlo dos airbags. A principal funcionalidade deste dispositivo é registar dados da dinâmica do veículo, condições de funcionamento, operacionalidade dos sistemas de segurança durante alguns segundos antes e durante a colisão. Cada variável dinâmica é monitorizada continuamente durante a circulação do veículo e é adquirido pela rede de sensores, módulos de controlo e atuadores existentes no veículo. No entanto, estes valores só são registados/guardados na memória permanente se o algoritmo de deteção do acidente for ativado, caso contrário a informação é permanentemente sobreposta numa memória volátil, para que possa estar pronta para ser imediatamente armazenada quando uma colisão ocorrer.

Atualmente a regulamentação europeia define como obrigatório que o EDR deve registar pelo menos cinco segundos de informação antes da colisão e um curto período de 300ms ou 250ms de dados durante o impacto. Dados sobre os momentos seguintes à colisão não existe obrigatoriedade de registo. Estes dados são bastante importantes para obter algumas pistas sobre o comportamento do veículo antes e durante a colisão.

Os dados armazenados no EDR podem ser recuperados por algumas ferramentas específicas com protocolos de comunicação padronizados e predefinidos pelos fabricantes. A Ferramenta Bosch Crash Data Retrieval (CDR) é o equipamento oficial para este processo de recuperação de dados. Como o EDR está associado ao módulo de controlo do airbag do veículo, os dados do acidente podem ser recuperados através da ligação do CDR da Bosch.

Scroll to Top