CDR - Crash Data Retrieval

A legislação europeia para a homologação de veículos passou a exigir que fosse instalado nos veículos um gravador de eventos, que foi designado por módulo EDR (Event Data Recorder).

O EDR é uma memória digital que está aplicada frequentemente na unidade de comando eletrónico dos airbags ou em alguns casos adicionalmente na unidade de comando do motor ou no sistema de proteção a peões.      

Esta memória grava de forma constante e contínua várias variáveis da dinâmica do veículo (Velocidade, direção, travagem, acelerador, rotação do motor, ABS, ESP, entre outros) congelando os últimos 5 segundos dessa informação sempre que identificar a ocorrência de um evento e adicionalmente grava as acelerações laterais e longitudinais sofridas pelo veículo durante a colisão. Este sistema tem a capacidade de gravar multi-impactos e por isso num acidente em que ocorram várias colisões poderão todas ficar registadas. Para efetuar a extração de destes dados num veículo é necessário usar uma ferramenta CDR.  

Crash Data Retrieval (CDR) é a ferramenta composta por Hardware e Software utilizada para extrair dados de eventos de colisão em veículos. A ferramenta e software mais comum foi desenvolvida pela Bosch, contudo alguns construtores de veículos criaram o seu próprio sistema, como são os exemplos da Tesla, KIA ou Hyundai. Os dados extraídos com esta ferramenta são usados para a interpretação da forma como ocorreram os acidentes. 

A realização da extração dos dados digitais deve ser realizada por um técnico certificado (Técnico CDR), que aplica o procedimento adequado de forma a não perturbar os dados registados no EDR ou até apagar os dados existentes. O protocolo de ligação exige a utilização de cabos próprios de cada modelo de veículo. O resultado da extração é organizado num relatório de dados que posteriormente deve ser analisado por um técnico analista de dados também este certificado (Técnico analista de dados de acidente).

Scroll to Top